Já tem a Nova Carteira de Identidade? Mutirão garante emissão rápida – veja como participar

Ainda não tem a Nova Carteira de Identidade? Mutirão especial garante emissão rápida e gratuita. Veja como participar e atualizar seu documento!

Quem ainda não tem a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pode aproveitar um mutirão especial para garantir a emissão rápida e gratuita.

A ação facilita o acesso ao novo documento, eliminando a necessidade de agendamento prévio e agilizando o atendimento para quem precisa atualizar a identificação.

A nova carteira substitui o antigo RG e passa a utilizar o CPF como número único de identificação, unificando os registros em todo o país. Com essa mudança, o documento se torna mais seguro e integrado a diversos serviços. Mas como participar do mutirão e garantir a emissão sem complicações?

Nova Carteira de Identidade.
Mutirão facilita a emissão da Nova Carteira de Identidade sem agendamento. Descubra como obter o documento atualizado de forma rápida e gratuita! (Foto: Jeane de Oliveira / www.noticiadamanha.com.br).

Onde será o mutirão de emissão da Nova Carteira de Identidade?

Os moradores do Rio de Janeiro podem aproveitar uma oportunidade para emitir a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) gratuitamente.

O Detran-RJ organizou um mutirão especial para atender a população até quinta-feira, dia 27, sem necessidade de agendamento prévio.

O novo documento substitui o Registro Geral (RG) e passa a utilizar o CPF como número único de identificação, unificando os registros em todo o país. Com essa mudança, a identificação fica mais segura e integrada a diversos serviços públicos e privados.

Que tal conferir?

Como funciona o mutirão?

Os atendimentos serão feitos por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada unidade.

  • Postos do Detran-RJ – Funcionamento das 8h às 17h;
  • Unidades em shoppings – Atendimento das 9h às 18h.

A Nova Carteira de Identidade Nacional foi implementada em 2023 e traz elementos de segurança avançada, incluindo um QR Code, que permite a verificação da autenticidade do documento e evita fraudes.

Quais documentos são necessários para emitir a CIN?

Para solicitar o novo documento, o cidadão precisa apresentar:

  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
  • Comprovante de CPF.

A versão digital da CIN permite ainda a inclusão de outras informações, como:

  • Título de eleitor;
  • Número do PIS/PASEP;
  • Registros profissionais.

Caso o solicitante queira incluir esses dados, basta levar os documentos correspondentes no momento da emissão.

O que muda com a Nova Carteira de Identidade Nacional?

A CIN substitui o RG tradicional, promovendo um registro único de identificação em todo o Brasil. Essa padronização tem como objetivo:

  • Evitar fraudes e falsificações;
  • Facilitar o acesso a serviços públicos e privados;
  • Melhorar a integração dos dados em nível nacional.

Os interessados devem comparecer a um dos postos de atendimento do Detran-RJ dentro do prazo do mutirão para garantir a emissão gratuita do documento.